domingo, 7 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Homenagem

Eu sou da opinião que não devemos nos ligar tanto às convenções e às "datas comerciais" que nos são impostas, principalmente pela mídia, que que não devemos, por exemplo, esperar o dia 8 de Março para para exaltar e valorizar as qualidades e a importância da mulher na sociedade e nas nossas vidas, devemos sim fazê-lo diariamente, mas por outro lado sei também que por causa da tal "correria" do dia-a-dia estamos propensos a deixar as coisas passarem desapercebidas.

Por isso resolvi deixar aqui registrada a minha admiração ao papel da mulher. E faço isso baseado nas mulheres a minha volta, mulheres fortes, que conseguem aliar firmeza à delicadeza. Mulheres como minha Mãe e minha Avó que deram exemplos de amor e superação criando seus filhos sozinhas num tempo onde não ter marido era mal visto pela sociedade. Mulheres como minhas colegas de trabalho da Umicore e Clarex que conseguem aliar muito bem o desenvolvimento de uma carreira profissional com as responsabilidades de manter um lar feliz e saudável. Mulheres como muitas amigas que ficam divididas entre a maternidade e o trabalho, e não raro se sentem culpadas de não estarem ao lado dos seus filhos quando estes se deparam com as dificuldades normais do crescimento de uma criança. Mulheres como a mãe do meu filho, que está mergulhada 24 horas por dia na educação e bem estar do nosso pequeno grande homem Bruninho, que a cada dia aumenta sua carga de exigência e que apesar da sua dedicação e sucesso nessa empreitada, está sempre achando que podia fazer mais e melhor.

E para homenagear todas essas mulheres fortes e delicadas coloco um texto intitulado Mulher, heroína sem rosto e mais abaixo, muito interessante para quem ainda não conhece, um pouco da história do dia da mulher. Boa Leitura !


Mulher, heroína sem rosto
por Ana Cecilia Pereyra

O real sentido da palavra heroína não remete a alguém com poderes sobrenaturais que surge à noite para salvar a cidade das garras de algum ser malvado. A verdadeira heroína é a que foi vencendo obstáculos à medida que surgiram os obstáculos.

O seu trabalho consiste em algo mais difícil do que capturar o delinquente mais procurado. O seu objetivo máximo é aquele que melhor sabe fazer: educar o ser humano e dar amor.

O sexo feminino é a principal fonte de subsistência, pois não apenas concebe uma criatura em seu ventre, mas a conserva, deixa-a crescer em seu interior, sempre consciente de que o que está dentro dela é um milagre que irá mudar a sua existência. Assim é como a mulher se torna mãe, não apenas potencialmente, mas dando início ao ato da maternidade.

Uma mãe não se separa do seu filho até que este seja capaz de se virar por conta própria e, quando chega esse momento, aquele ser maravilhoso trará impresso o selo de quem o educou e o levou pelos caminhos da melhor educação.

Na grande maioria das vezes, aclamamos ilustres personagens da história por suas grandes obras, por suas idéias, pela sua maneira de mudar o mundo por meio de sua luta. Poucas são as pessoas que param e se aprofundam em tal admiração e se dão conta de que os maiores filósofos, cientistas e escritores tiveram mãe. Uma mulher ao seu lado, sempre velando pelo seu bem e mantendo-os em suas entranhas. Alguém que foi capaz de os ver crescer até onde foi possível e até que seus olhos estivessem cansados. No fim das contas, foi uma mãe quem deu o impulso para que um grande pensador contribuísse com suas idéias e invenções, desde os pré-socráticos aos intelectuais mais próximos a este século.

Você, que é mãe, tem uma grande oportunidade de formar um líder. Deve se sentir privilegiada e orgulhosa, pois foi entregue a você a ocasião perfeita de impulsionar heróis para a sociedade.

Você, condutora de cada passo, educadora do futuro, heroína oculta. Parabéns pelo seu dia !


História

O dia Internacional da Mulher é comemorado oficialmente pela ONU desde 1975, mas a comemoração já existe desde 1910, quando foi instituído durante a Conferência Internacional das Mulheres na Dinamarca. Portanto, esse ano, estamos comemorando o centenário da exaltação às mulheres.


Mas por que 8 de Março ?

A data remete à 8 de Março de 1857 quando operárias têxteis de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica como reinvindicação pela diminuição da carga diária de 16 para 10 horas. As funcionárias que, recebiam menos de 1/3 dos salários do homens, foram fechadas na fábrica onde iniciou-se um incêndio que matou cerca de 130 mulheres queimadas.

Em 1903 profissionais liberais americanas criaram a Women's Trade Union League associação que tinha como principal objetivo lutar por melhores condições de trabalho. Cinco anos depois mais de 14 mil trabalhadoras marcharam nas ruas de Nova Iorque protestando pelo mesmo motivo das operárias de 1857 além de reinvindicaram o direito de voto. Caminhavam sob o slogan Pão e Rosas, onde o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas, uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário