terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Prazer e Amor na Empresa

Para pensar...

Em uma determinada empresa foi encontrado um recém-nascido, que imediatamente foi entregue a um diretor. A diretoria, muito preocupada, determinou que se criasse um grupo de trabalho para esclarecer:

1) Se o achado era produto da casa;

2) Se algum funcionário da empresa estava envolvido com a criança.

Depois de longa investigação, a comissão elaborou um relatório dizendo que o bebê encontrado em uma sala não podia ser produto da casa, pelas seguintes razões:

1) Na empresa nunca se fez nada com prazer e amor;

2) Na empresa jamais duas pessoas colaborariam intimamente entre si;

3) Na empresa nunca foi feito nada que tenha pé nem cabeça;

4) Na empresa jamais aconteceu qualquer coisa que ficasse pronta no prazo de nove meses.

Esta historinha mostra, de forma caricaturada, que a melhoria da qualidade e da produtividade está extremamente relacionada com o ambiente de prazer e de amor na empresa.

Lições que podemos aprender:

1) É necessário um ambiente harmonioso na empresa.

Fazer as coisas com seriedade não significa trabalhar de cara fechada e com mau humor. A produtividade aumenta quando realizamos o trabalho dentro de um ambiente onde predomina a alegria, a descontração, e não a tristeza ou o medo.

2) Sem colaboração mútua, é difícil que as coisas aconteçam.

Uma única pessoa usando práticas de melhoria da qualidade pode fazer uma grande diferença em uma empresa. Mas raramente uma única pessoa possui conhecimento ou experiência suficiente para compreender tudo o que está envolvido em um processo.

3) Tudo tem que ser coerente e transparente.

Gerência participativa e clareza na comunicação é sem dúvida a chave para o sucesso de um programa de melhoria da qualidade.

4) Trabalhar de uma forma organizada e dentro do cronograma traz bons resultados.

Todo projeto deve ter responsabilidades e prazos definidos para que se possa medir e acompanhar os resultados (autoria de Sérgio Cantalice, publicada no jornal Estado de Minas)

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