Pessoal, recebi o texto abaixo por email e achei muito interessante, por isso resolvi divulgar:
Direito do consumidor:
Procon é coisa do passado. Li na Exame do dia 15/07 uma reportagem sobre um site chamado Reclame Aqui. A idéia é de ser um mural (um Muro das Lamentações) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível à todos que acessarem o site.
O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez.Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público. O que tem dado muito certo, já que 70% dos casos são resolvidos! E o tempo médio é de menos de uma semana, diferente do procon que tem a média em 120 dias.
Lá vai o site: www.reclameaqui.com.br
Divulguem. Depois daquele estresse de 40min no telefone tentando cancelar o cartão de crédito ou o plano do celular, ou querendo trocar aquele pijama de bolinhas que sua tia avó te deu de presente, mas veio desbotado, você pode relaxar metendo o malho na empresa. Aí pode dormir tranquilo. Façam bom proveito.
Reportagem na revista Exame: "Um rival para o Procon"
Direito do consumidor:
Procon é coisa do passado. Li na Exame do dia 15/07 uma reportagem sobre um site chamado Reclame Aqui. A idéia é de ser um mural (um Muro das Lamentações) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível à todos que acessarem o site.
O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez.Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público. O que tem dado muito certo, já que 70% dos casos são resolvidos! E o tempo médio é de menos de uma semana, diferente do procon que tem a média em 120 dias.
Lá vai o site: www.reclameaqui.com.br
Divulguem. Depois daquele estresse de 40min no telefone tentando cancelar o cartão de crédito ou o plano do celular, ou querendo trocar aquele pijama de bolinhas que sua tia avó te deu de presente, mas veio desbotado, você pode relaxar metendo o malho na empresa. Aí pode dormir tranquilo. Façam bom proveito.
Reportagem na revista Exame: "Um rival para o Procon"
Olá André!!!
ResponderExcluirÉ bem verdade, digo isto por experiência própria. Meses atrás comprei perfume da Via Paris e depois de ser enrolada por mais de três meses decidi reclamar através do site e a solução foi realmente muito rápida.
Bjs,
Helena
Pessoal,
ResponderExcluirTambém tem um site bem legal pra quem quer elogiar, afinal somos uma democracia né? Minha dica é o site ElogieAki. Quando descontentes, Reclameaqui, quando satisfeitos ElogieAki. Justo não?
Concordo plenamente e digo mais: o Procon morreu, a Justiça também já era, assim como o Ministério Público que não faz nada.
ResponderExcluirTivemos um problema por mais de um ano com uma grande rede de lojas.
O Procon não resolveu nada, no Juizado Especial a juíza disse que o consumidor não tinha provado suficientemente o alegado (as cópias das contas pagas e das cobranças de taxas abusivas foram juntadas com a petição inicial e, além disso, o Código do Consumidor inverte o ônus da prova mas a juíza subverteu as leis) e marcou audiência para o dia de são nunca.
Bastou um email para o Reclame Aqui para a empresa responder que "por um erro" não tinham computado os valores pagos e dizer que a dívida estava quitada e o cartão cancelado.
Só no site, essa empresa tem mais de 4.000 reclamações e nos Juizados Especiais e Procons outras milhares, ou seja, já seria caso de Ação Civil Pública ou Adequação de Conduta mas o Ministério Público nem tchum.
Engraçado o que acontece nas cidades pequenas, parece que a amizade conta mais que a lei.
O descaso do Judiciário e do MP são absurdos e ninguém toma providência por medo de retaliação.
Graças a Deus temos o Reclame Aqui para ajudar os consumidores porque as autoridades não estão nem aí para nada.